Quinta, Abril 17, 2014
   
Texto
Entrar

Bandas Baião de Três e Brasis são as atrações do Music From Paraíba em abril

baio_de_tres_2Mais um por do sol musical acontece neste domingo (20), no Varadouro. As bandas Baião de Três e Brasis são as atrações de abril do projeto Music From Paraíba, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Os shows acontecem a partir das 17h. Antes das apresentações - e durante os intervalos - o público pode conhecer o trabalho do DJ Kylt e do VJ FM. O evento gratuito é uma parceria com o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, 101, Varadouro.

O Ateliê promove semanalmente o projeto Por do Sol e, uma vez por mês, acolhe o Music From Paraíba, que é uma realização da Funesc.

A banda Baião de Três será a primeira a ocupar o palco. A mistura pífanos às sonoridades jazzísticas e tons eruditos forma a estética musical do grupo de música instrumental formado por Heráclito Dornelles (bateria, pífanos e samples), Ricardo Brito (piano) e Hercílio Antunes (contrabaixos).

Leia mais: Bandas Baião de Três e Brasis são as atrações do Music From Paraíba em abril

 

Music From Paraíba 2 – Governo lança edital para nova coletânea de artistas paraibanos

A segunda edição da coletânea Music From Paraíba já começa a entrar em fase de execução. O edital para a escolha das músicas que farão parte do álbum estará disponível a partir desta quinta-feira (10), no site da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), funesc.pb.gov.br/cultura , e os interessados poderão se inscrever até o dia 20 de maio. O resultado da seleção deve ser divulgado até 9 de junho, no site da Funesc.

 

Podem participar artistas ou grupos paraibanos ou radicados na Paraíba há pelo menos dois anos, que possuam trabalho autoral independente de gênero ou estilo musical. São aceitas canções inéditas ou já lançadas no mercado fonográfico. O interessado pode inscrever quantos trabalhos desejar, CDs ou músicas, mas apenas uma canção por artista pode ser selecionada.

Leia mais: Music From Paraíba 2 – Governo lança edital para nova coletânea de artistas paraibanos

   

Reforma do Espaço Cultural prossegue e várias etapas recebem acabamento

detalhe_operrioCerca de 200 funcionários trabalham durante os turnos da manhã e da tarde nas obras do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A reforma na Praça do Povo encontra-se adiantada. Alguns serviços, como a troca da cobertura e do piso, já estão em fase de acabamento. A Escola de Dança, a área administrativa, a Estação Ciência, os mezaninos e os auditórios também são finalizados.

 

De acordo com o engenheiro responsável pela reforma, Márcio Ibrahin, os serviços estão avançados. Mais de 70% foram concluídos, porém ainda há muito trabalho pela frente, devido à necessidade de novos serviços detectada ao longo da reforma. “A complexidade da obra aumentou bastante, na medida em que a reforma começou a ser executada. Por se tratar de um prédio com mais de 30 anos, muitos serviços que inicialmente não estavam previstos precisaram ser feitos por questão de segurança, devido ao elevado grau de deterioração em que se encontravam as instalações do Espaço Cultural”, justifica o engenheiro.

Leia mais: Reforma do Espaço Cultural prossegue e várias etapas recebem acabamento

   

Governo do Estado festeja o Dia Mundial do Teatro e Nacional do circo com espetáculos em dez cidades

LOS_IRANZIA dramaturgia e a alegria circense tomaram conta do Estado nesse  27 de março, com as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. Realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), a terceira edição do evento levou espetáculos a dez cidades paraibanas, todos com entrada franca.

De acordo com o coordenador de artes cênicas da Funesc, Humberto Lopes, o 27 de março foi recebido com muita alegria pelas cidades. “O evento, criado por esta gestão há três anos, foi novamente um sucesso e mostrou que está consolidado na Paraíba. A população compareceu aos espetáculos, tanto aos encenados nas ruas quanto aos apresentados em teatros”, explicou Humberto Lopes.


O evento promove uma circulação de grupos e artistas do Estado. Os municípios foram escolhidos de maneira estratégica, de forma que polarizassem as macrorregiões do Estado,  o possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir às atrações. Grupos de João Pessoa, Cuité, Areia, Sousa, Bananeiras, Pedras de fogo e Cajazeiras participaram da programação

Leia mais: Governo do Estado festeja o Dia Mundial do Teatro e Nacional do circo com espetáculos em dez cidades

   

Governo discute implantação de bibliotecas públicas em municípios paraibanos

biblioteca_publica_da_funesc_foto_roberto_guedes_31O “Mais Bibliotecas Públicas”, projeto que apoia a instalação e qualificação de bibliotecas públicas no país, chega à Paraíba neste mês. O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) realiza reunião com o Sistema Estadual, gestores públicos, entidades e sociedade civil na próxima quarta-feira (26), na cidade de Frei Martinho. No encontro será discutida a atuação do projeto no Estado e a implantação de bibliotecas públicas em municípios que ainda não possuem e as dificuldades e dúvidas para fazer com que este tipo de equipamento exerça o papel no cotidiano da cidade. 

A escolha de Frei Martinho para sediar o encontro se justifica pelo fato de ser uma das cidades paraibanas não possuem bibliotecas públicas. A reunião será no Espaço Municipal, que fica no Largo da Guia, Centro , às 13h. O SNBP será representado pela representado pela técnica Malena Xavier. As reuniões são abertas ao público.

Leia mais: Governo discute implantação de bibliotecas públicas em municípios paraibanos

   

Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo é comemorado com espetáculos em dez cidades paraibanas

ABISMONo dia 27 de março comemora-se o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Para celebrar a importância desta data,  dez cidades ,de diferentes regiões da Paraíba, recebem espetáculos gratuitos.   O evento  é realizado pelo Governo do Estado, com apoio das prefeituras que estão acolhendo os espetáculos. São elas: João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal, Santa Luzia, Bayeux e em Frei Martinho (único local onde a programação será na quarta-feira, 26).

É a terceira edição do evento que tem como característica o intercâmbio de grupos e a abrangência, já que os municípios foram escolhidos de maneira estratégica para que polarizem as macrorregiões do Estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir às atrações. Grupos de João Pessoa, Cuité, Areia, Sousa, Bananeiras, Pedras de fogo e Cajazeiras participarão da programação.

Leia mais: Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo é comemorado com espetáculos em dez cidades paraibanas

   

Orquestra Infantil divulga lista de aprovados para temporada 2014

A Orquestra Infantil do Estado da Paraíba (OIEPB) divulgou a lista de novos músicos selecionados para compor o grupo ao longo da temporada 2014. A relação está dividida em três partes. Na primeira, constam os nomes dos integrantes da base. A segunda traz os ex-integrantes que participarão dos concertos como convidados e a terceira é a chamada ‘Orquestra B’, composta pelos iniciantes. Os testes foram conduzidos pela maestrina Norma Romano, titular da OIEPB.


Sobre a Orquestra Infantil da Paraíba -  Fundada em 1986 por Isabel Burity, irmã do então governador Tarcísio de Miranda Burity, a Orquestrinha se destaca como uma das poucas orquestras infantis da América Latina. Sob a batuta da maestrina Norma Romano, que rege o grupo desde a fundação, os pequenos músicos burilam o talento musical até os 14 anos de idade, quando atingem idade e maturidade musical para ingressar em grupos jovens, como a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB).

 

 

Relação dos integrantes da Orquestra Infantil da Paraíba:

                                        

Primeiros Violinos:

- Alice Macedo Medeiros      

- Antonio Segundo                  

- Júlia F. de Almeida                

- Marcos Vinicius Silva              

- Matheus Dantas                  

- Mihaela Claudia Gomes        

- Sabrina Pereira Ho              

 

Segundos violinos:

- Daniel Augusto L. V. de Melo

- Davi M. Franca                        

- Eliza Michelly de Brito           (16 anos)

- Evaldo F. dos S. Filho            

- Maria Rita L. V. de Melo        

- Maria Clara Gadelha            

- Tacila da Silva Ramos          

- Wagner Gomes Júnior          

 

Violas:

- Daniel F. Rocha                    

- Hegla Bell                                

 

Violoncelos:

- Antonino de Lima                

- João Pedro Nobre                  

- Matheus V. Gonçalves           (16 anos – Autorizado a participar)

- Vagner Viana Martins          

- Werrisson Douglas de Sousa (16 anos)

 

Flautim:

- Matheus V. de Aquino         (16 anos)

 

Flautas:  

- Flávia Brasil C. Medeiros      

- Hegrid Bruno                          

- Lucas Silva. B. Bezerra          

- Mariah César de Lucena        

- Vinicius S. Azevedo                

 

Oboés:

- Antonio Venâncio Neto          

- Igor Costa Gomes                    

 

Clarinetes:

- Thayssa de L. S. Trindade    

- Wyne T. P. de L. Silva            

 

Trompete:

- Gabriel Angelo S. Gonçalves

 

Trompa:

- Miguel Angelo S. Gonçalves  

 

Trombones:

- Francisco Araújo do Nascimento                      

 

Percussão:

- Ben-Hur S. Silva

- Daniel dos santos Marinho      

- Diego dos santos Marinho       (18 anos)

- Thierry de L. S. Trindade        

 

Piano:

- Lara M. de Almeida                  

-Wagner G. Júnior                      

- João N. Marques (Dispensado 1º semestre 2014)

 

Harpa:

- Yasmin Costa Correia              

 

Sanfona:

- Evaldo F. dos S. Filho            

- Marcos Vinicius da Silva            

- Vagner Viana Martins          

            

Ex-integrantes que participam dos concertos como convidados

- Lis Dália Vasconcelos - violino

- Hegla Bell - viola

- Amanda dos Reis - violoncelo

- Yves Dantas Reis - flautim

- Danrley de Lima - oboé

- Kevin Linneker - trompete

- Heber X. Bandeira - piano

- Jonas Breno - percussão                        

 

  1. Orquestra   “ B “ – ( iniciantes)

 

Violinos:

- Giovanna F. Gomes      

- Giovanna Brito de Souza  

- Hanny Cássia                  

- Letícia Batista Silva      

- Pedro Ignácio                

 

Violoncelos:

- João Pedro Nobre              

- Joaquim Arthur                  

- Lara Costa Gomes              

 

Flauta:

- Hegrid Bruno                          

- Mariah César de Lucena        

 

Piano:

- Lara Miranda de Almeida      

- Wagner Gomes Júnior          

 

Percussão:

- Luiza de Almeida

 

Oboés:                  

- Antonio Venâcio Neto          

- Igor Costa Gomes                    

 

Trompete:

- Gabriel Angelo S. Gonçalves

 

Trompa:

- Miguel Angelo S. Gonçalves

 

Sanfonas:

- Hanny Cassia

- Vagner Viana Martins

   

Varadouro recebe shows do projeto Music From Paraíba

gambiajaMais um por do sol musical acontece neste domingo (23), no Varadouro. As bandas Hazamat e La Gambiaja são as atrações de março do projeto Music From Paraíba, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Os shows acontecem a partir das 17h. Antes das apresentações - e durante os intervalos - o público pode conhecer o trabalho do DJ King Size Paper e do VJ Carlos Dowling. O evento gratuito é uma parceria com o Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, 101, Varadouro.

 O Ateliê promove semanalmente o projeto Por do Sol e, uma vez por mês, acolhe o Music From Paraíba, que é uma realização da Funesc.

 Carrinho PB Pop – Além de assistir aos shows, a música dos artistas do estado poderá ser adquirida por meio da venda de CDs no Carrinho PB Pop, que é um projeto desenvolvido e executado por artistas paraibanos, com o intuito de divulgar a produção local. Trabalhos de mais de cinquenta artistas são degustados e vendidos a preços especiais. Ao final da noite, o público do Atelier ainda vai conferir um mix dos produtos oferecidos pelo carrinho da música paraibana por uma discotecagem comandada pelo Dj Colorau, um dos artistas idealizadores do projeto. pbpopmusicaparaiba.blogspot.com .

Leia mais: Varadouro recebe shows do projeto Music From Paraíba

   
banner-MAN-003
banner-MAN-002
banner_music_from_2
banner_teatro

Twitter @Funescgovpb

logomarca-GovernoPB

Efetuar Login