Quinta, Outubro 30, 2014
   
Texto
Entrar

logomarca-ARQUIVO


ARQUIVO HISTÓRICO Waldemar Duarte

Inaugurado no dia 2 de junho de 1987 pelo governador Tarcísio Burity e idealizado pelo jornalista e escritor Waldemar Duarte, o Arquivo Histórico do Espaço Cultural reúne documentos importantes do período colonial, imperial e da república. São cartas do rei D. Pedro I, jornais publicados desde 1912 até hoje, documentos que registram a criação de instituições, bairros, demarcações indígenas do Estado.

Modulo de Arquivamento

O Arquivo Histórico também reúne mais de 200 fotos doadas ao Espaço Cultural pelo fotógrafo Gilberto Stuckert em homenagem ao reconhecido fotógrafo e cineasta Walfredo Rodriguez. Algumas fotos são datadas de 1897 mostrando uma João Pessoa que nascia.

Quando idealizou  um espaço reservado à preservação da história da Paraíba, o jornalista Waldemar Duarte teve o cuidado de resgatar documentos que contassem histórias e fatos que marcaram o tempo. Parte do acervo foi doado pelo próprio Waldemar e hoje esse espaço também conta a história de seu fundador. Waldemar Duarte morreu no dia 4 de setembro de 2004, aos 87 anos. Ele ocupava a cadeira número 1 da Academia Paraibana de Letras e foi o primeiro bibliotecário formado da Paraíba, tendo seu diploma emitido pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Atualmente, o Arquivo Histórico tem cinco funcionários que ajudam os visitantes nas pesquisas dos documentos. Funciona da segunda a quinta-feira, das 12h30 às 17h30. Na sexta o horário é das 8h às 12h. As escolas que quiseram visitar o Arquivo Histórico, devem agendar antecipadamente.

 

Exposição Permanente

Corredor Arquivo

 

 

 

 

 

 

 

Diretor Responsável: João Pedro Ferreira da Silva

Contato: 3211.6259

Onde fica: no Espaço Cultural

Como chegar: Subsolo, rampa 4. Próximo à rampa de acesso ao Teatro Paulo Pontes

Efetuar Login